Skip to content

Embriaguez

junho 26, 2008

Se eu disser que estou embriagada
É só mais um jeito para desconversar
Dizer que eu não estou errada.
Que a culpa que eu carrego é sua.
Quando na verdade a bagagem é toda minha!

Se terminou
Foi porque vacilei.
Ao invés de nadar na praia, eu naufraguei.
Perdi a direção e me afoguei.
O mar se encheu de lágrimas.
(E de álcool também)

É sempre esse jeito que eu termino.
As coisas eu liqüido.
A água, transformo em vinho
E não divido!
Nem deixo pro santo.

Veja só meu ponto de vista
Que agora parecem dois…
Já vejo tudo dobrado:
Três copos parecem seis.
Isso porque só foi uma.
Não uma dose,
Mas uma garrafa de vez.

Pra você ver como acabou comigo.
Tá, lá vou eu de novo dizer
Que foi você.
Lá vou eu de novo sofrer
Por você.
Lá vou eu de novo…
Sem você.

E pela ausência do corpo
Entorno o copo cheio.
Vodca, pinga, rum, tequila,
Cerveja, uísque, vinho, conhaque…
Já não importa o que vem.
O fígado já não distingue quem é quem.

Apesar de já estar entre suicídio e vício,
Agulha? Não é comigo!
Eu gosto mesmo do estado navegante,
Já este efeito penetrante é rapidin.
Entrou: já tô fora de mim.
Não! Não! Isso não é pra mim.

Eu gosto de ficar no bar, no botequim.
Horas amargurando horas.
E com demora!
Só de manhã eu vou embora…
E passo o dia inteiro na cama.
Ando de férias da vida agora.

Acordo com a sede já pedindo.
Preparo meu café da tarde.
Poderia ser do tipo inglês
Ou café preto talvez…
Mas acho que esse vinho é francês!
Já faz tanto tempo… Nem lembro.
Mas acho que foi naquela viagem que a gente fez.

Eu sempre deixo um dedinho.
Esperando o resto de nós.
Amanhã quem sabe não vem?
Era pro nosso aniversário.
4 anos hein?

Mas já está acabando esta caixa.
E o dinheiro já me falta
Para viver esse não-viver.
Cedo ou tarde terei que voltar.
Lembrar que sou gente.
Retornar o que está derretendo…

Mas só depois do último gole.
Por enquanto aproveito até a mísera gota.
Que depois terei que lembrar o que já esqueci.
E enfrentar com lucidez esse sóbrio fim.

Yvone Delpoio

No comments yet

Deixe um comentário

